2005 - ONQOTÔ


01.- Fla-Flu
(Caetano Veloso/José Miguel Wisnik) 

02.- É só isso
 (Caetano Veloso/José Miguel Wisnik)

03.- Madre Deus
 (Caetano Veloso)
04.- A cobra do caos
(Caetano Veloso/José Miguel Wisnik)

05.- Mortal loucura
 (José Miguel Wisnik - sobre poema de Gregório de Matos)

06.- Big bang bang 
(Caetano Veloso/José Miguel Wisnik)

07.- Tão pequeno
 (Caetano Veloso - sobre poema de Luís de Camões)

08 - Pesar do Mundo
(Paulo Neves/José Miguel Wisnik)
 
09.- Onqotô
 (Caetano Veloso/José Miguel Wisnik)
Comentários: 
texto do encarte do espetáculo
Caetano Veloso

Várias coisas se reuniram aqui: os 30 anos do Corpo, a primeira oportunidade de compor para dança, a colaboração com meu amado Zé Miguel. Fui parar no Candeal para esperar que os garotos percussionistas da Bahia criassem imagens sonoras do universo. Zé Miguel e eu tínhamos um mote que nós mesmos inventamos. Tínhamos nosso carinho pelo Corpo. E glosamos multiplicadamente. Ele foi a Gregório de Matos e eu fui a Camões. Cruzamos os nossos cantos. Achamos a voz humana de Greice para refazer em tom pedestre a pergunta terrível dos Lusíadas: on'q'o'tô?, onde (é) que eu estou? "onde pode acolher-se um fraco humano"? Com amor, terror e humor, conversamos com os cosmólogos, com os místicos, com os dois poetas, com o dramaturgo escandaloso e moralista. E oferecemos os resultados musicais dessa conversa, nossa música de homens de palavra, aos corpos dos bailarinos do Corpo. Rodrigo intermediou. Mais que isso: criou retroativamente o sentido do que fizemos; refez o mote e as camadas de glosa de modo a provar que tudo tinha sido dançado antes de ser escrito.
 Release Grupo Corpo

Opinião da casa:
Um disco muito curioso, cheio de referências ("É só isso", que tem seu ápice em um único verso joãogilbertiano- o mesmo "é só isso" de Bim Bom) e temas inéditos de Caetano e Zé Miguel. Apesar de ter boas faixas ("Madredeus" depois foi gravada por Gal Costa e Jussara Silveira em 2011) e marcar um grande encontro entre Caetano e Zé Miguel, o disco teve tiragem limitada e foi vendido apenas durante a temporada do balé do Grupo Corpo.

PS: esse disco foi gentilmente cedido pelo leitor Frederico Régis Pereira, a quem eu deixo o meu muito obrigado!

Um comentário:

Caetano Completo disse...

link:

http://migre.me/dgbQs