2011 - Zii e Zie - MTV ao vivo



1, A voz do morto
(Caetano Veloso)

2. Sem Cais 
(Pedro Sá e Caetano Veloso)

3. Trem das Cores 
(Caetano Veloso)

4. Perdeu 
(Caetano Veloso)

5. Por Quem 
(Caetano Veloso)

6. Lobão Tem Razão 
(Caetano Veloso)

7. Maria Bethânia 
(Caetano Veloso)

8. Irene 
(Caetano Veloso)

9. Volver 
(Alfredo le Pera e Carlos Gardel)

10. Aquele Frevo Axé 
(Caetano Veloso e Cezar Mendes)

11. Billie Jean / Eleanor Rigby
 (Michael Jackson)  / (John Lennon e Paul McCartney)

12. Tarado ni Você 
(Caetano Veloso)

13. Não Identificado 
(Caetano Veloso)

14. Odeio 
(Caetano Veloso)

15. Base de Guantánamo 
(Caetano Veloso)

16. Lapa 
(Caetano Veloso)

17. Água 
(Kassin)

18. A Cor Amarela 
(Caetano Veloso)

19. Eu Sou Neguinha? 
(Caetano Veloso)

20. Falso Leblon 
(Caetano Veloso)

21. Menina da Ria 
(Caetano Veloso)

22. Força Estranha 
(Caetano Veloso)

23. Manjar de Reis 
(Jorge Mautner e Nelson Jacobina) - com Jorge Mautner

Comentários: 

Do palco para o estúdio e de volta ao palco: essa foi a trajetória dos transambas que compõem o mais novo CD de Caetano Veloso, "zii e zie". A grande maioria deles fez parte da temporada do show "Obra em Progresso", realizada ano passado, no Rio, com a BandaCê - Pedro Sá, Marcelo Callado e Ricardo Dias Gomes - a mesma de agora. Na época, "Perdeu", "Sem Cais" e "Lapa", entre outros, foram executados pouco tempo depois de compostos. "As canções eram novas e cresciam de número a cada semana. Além disso, conviviam com um repertório mutante, o que é estimulante, mas também precário", lembra Caetano.
 Passado quase um ano da estréia de "Obra em Progresso" - período que incluiu a gravação do CD "zii e zie" - a nova safra de composições do músico baiano reaparece no palco amadurecida. "Agora estão todas gravadas e farão parte de uma estrutura estável. Suponho que representarão mais o som que conseguimos no disco do que na época do Vivo Rio", explica. Se essa já representaria uma diferença básica em relação à temporada de 2008, soma-se a ela o fato de que ainda que fossem apresentadas todas as 13 músicas do CD recém-lançado, elas comporiam apenas cerca da metade do repertório do novo show. Assim, as canções - "minhas ou por mim amadas" - que se alternarão às de "zii e zie" deverão criar um conjunto de efeito diferente do que já foi visto. Para completar, no novo show, Caetano volta a contar com a colaboração de seus parceiros Maneco Quinderé (luz) e Hélio Eichbauer (cenário), o que não houve em "Obra em Progresso."

 Em seu décimo-primeiro trabalho com Caetano, Hélio procurou traduzir o clima carioca presente no CD para a cenografia. O destaque no palco vai ser uma asa-delta de verdade, usada como escultura. Além disso, pela primeira vez, Caetano vai contar com projeções. Enquanto forem executadas músicas que falam do Rio - "Lapa", "Falso Leblon", "Sem Cais"... - serão exibidas imagens do cineasta Miguel Przewodovski.
 O critério para a escolha do set list obedeceu a um padrão criado há tempos pelo artista: "São sempre as músicas do disco novo e o que mais vier à cabeça para conviver com elas e com os sons da banda que lhes dá vida", conta. Alguns números são imaginados desde que o CD vai ficando pronto, outros podem ser sugeridos por lembranças, associações e sugestões, venham elas dos músicos, de amigos e desta vez da audiência - por causa do blog "Obra em Progresso". A seleção inclui sucessos como "Trem das Cores" e "Eu sou neguinha", além de canções da virada dos anos 60 e início dos 70: "Irene", "Não identificado" e "Maria Bethânia". " 'zii e zie' é, para mim, um grande disco, e nós pretendemos mostrar ao vivo quão rico é o seu som. A escolha das outras canções deve servir para mostrar também a força das idéias contidas nele", resume Caetano.

Release para imprensa "Zii e Zie Mtv Ao vivo"

Opinião da casa:

Zii e Zie segue a regra de discos de shows que Caetano apresenta desde 1998: um primor. Esse show não teria registro oficial, mas a pedido de Zeca, filho de Caetano, ele fez um único show no Vivo Rio para lançar pelo selo MTV Ao Vivo.
O show segue um padrão semelhante ao de "Cê", conta com a maioria das canções do disco entremeadas por clássicos de Caetano. Aqui o canto está mais suave, o som está menos tenso. A sequência das canções torna mais evidente o olhar observador e cronista de Caetano.
O show é repleto de homenagens, citações, cores e nomes: o pagode baiano na abertura, Psirico e Fantasmão, Paulinho da Viola, Aracy de Almeida, Bethânia, Roberto Carlos, "Guinga e Pedro Sá"... Todos viajam através do cenário: uma asa delta que vaga entre as projeções do telão. 
Um show bem costurado e executado com perfeição. Um pouco melancólico, mas querendo que tudo melhore.

6 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, Agradeço a todos pela postagem.

Jammes disse...

Olá Pedro, boa tarde!

Seria possível você disponibilizar ou postar uma cópia do DVD no formato ISO para eu baixar?

Se for possível eu vou te agradecer muito.

Desde já agradeço,

Jaime Silva

Jammes disse...

Olá pedro, boa tarde!

Seria possível você disponibilizar ou postar uma cópia do DVD no formato ISO para eu baixar?

Se for possível vou te agradecer muito,

Um forte abraço e desde já agradeço pelos cd's,

Att,

Jaime Silva

Pedro Progresso disse...

Oi Jammes!

Então, quero sim fazer a postagem de todos os dvds com uma qualidade legal, extras e opção de áudio e legendas. Mas no momento estou sem drive de dvd. Mas assim que conseguir eu faço desse e de outros dvds, ok?

AlyssonR. disse...

Da trilogia que iniciou com o Cê esse disco é o que menos ouvi. Agora estou reunindo toda a trilogia para ouvir toda a obra.

Marcos disse...

Olá, baixei o cd, mas as músicas não são as mesmas.

A voz do morto, por exemplo não está presente...