Texto

Aqui estão alguns textos, livros, recortes e repertagens referentes a Caetano. 



Em "Carmen Miranda não sabia sambar", Caetano pondera sobre as duas décadas que se passaram entre o lançamento do livro "Verdade Tropical", em 1997, e hoje. Aos 75 anos, ele se debruça sobre sua trajetória musical - e também literária - para um acerto de contas com suas experiências pessoais, além de analisar assuntos relacionados à cultura, política e identidade do país. "Sou brasileiro e me tornei, mais ou menos involuntariamente, cantor e compositor de canções", ele escreve. "Fui um dos idealizadores e executores do projeto da Tropicália. Este livro é uma tentativa de narrar e interpretar o que se passou."




DOWNLOAD!
PDF


O livro "Caetano Veloso", da série Folha Explica, aborda as questões essenciais que atravessam a vida e a obra de Caetano e analisa os pontos de ruptura quando o artista buscou reinventar-se.
São várias faces e fases: o Caetano do Tropicalismo, do golpe militar, da experiência do exílio, da volta ao Brasil, da superação da paródia tropicalista, do aprofundamento lírico e até o Caetano que chamou a Folha de "A Falha de S.Paulo", durante período de turbulenta relação com a grande imprensa.

Para o autor do livro Guilherme Wisnik, ensaísta, mestre em história pela USP e colaborador da Folha de S.Paulo, Caetano Veloso é uma das mais "inexplicáveis" personalidades brasileiras, "um artista camaleônico" cuja força sempre esteve na capacidade de escapar às classificações. E, também, "alguém que não cansou de se auto-explicar a ponto de parecer esgotar o que de novo se poderia dizer a seu respeito".

Wisnik também joga luz sobre a produção mais recente de Caetano, na qual enxerga uma "crise" em que o artista deixa a criação em segundo plano e assume o papel de intérprete. Por fim, o autor analisa a consolidação de Caetano como artista de trânsito internacional e divulgador do Brasil no exterior.

__________________________________________________________________________


O Mundo Não É Chato
Companhia das Letras - 2005

DOWNLOAD! - PDF

Música, cinema, literatura, teatro, política, o Brasil. Eis o mundo de Caetano Veloso.
Seu pensamento original, forte, desconcertante, está reunido aqui, em textos que vão de 1961 a 2005, escritos para jornais, revistas, contracapas de discos, prefácios, conferências, além de inéditos.
__________________________________________________________________________


Coletânea de textos de Caetano Veloso, entrevistas e depoimentos organizada pelo poeta 
Waly Salomão.
Editora: Pedra Q Ronca

DOWNLOAD! - PDF

________________________________________________________________________________


Verdade Tropical - Biografia escrita por Caetano Veloso, lançada em 1997

DOWNLOAD! - PDF
 “Do fundo escuro do coração solar do hemisfério sul, de dentro da mistura de raças que não assegura nem degradação nem utopia genética, das entranhas imundas (e, no entanto, saneadoras) da internacionalizante indústria do entretenimento, da ilha Brasil pairando eternamente a meio milímetro do chão real da América, do centro do nevoeiro da língua portuguesa, saem estas palavras que, embora se saibam de fato despretensiosas, são de testemunho e interrogação sobre o sentido das relações entre os grupos humanos, os indivíduos e as formas artísticas, e também das transações comerciais e das forças políticas, em suma, sobre o gosto da vida neste final de século.” (Caetano Veloso, em e sobre “Verdade Tropical”).
_____________________________________________________________________________
 


Estação Brasil: Conversas com músicos brasileiros
autor: Violeta Weinschelbaum

Editora 34 - 2006

DOWNLOAD! - PDF 

Publicado originalmente na Argentina, Estação Brasil reflete o encanto que a nossa música exerce no país de Gardel e Piazzolla. Motivada por sua paixão pela música popular brasileira — sobretudo a de Caetano Veloso —, a jornalista Violeta Weinschelbaum veio ao Brasil em 1998 para entrevistá-lo. Animada com o resultado, entre 1998 e 2005 a autora realizou outras entrevistas com alguns dos principais nomes da MPB em atividade.
Por um lado, um roteiro comum permeia quase todas as entrevistas: formação, influências, modos de compor, bossa nova e tropicalismo, ditadura, música e telenovela. Por outro, a autora mostra preparo e sensibilidade ao adentrar o universo pessoal de cada artista, revelando nuances de suas carreiras e visões de mundo muitas vezes insuspeitadas mesmo por nós brasileiros.
______________________________________________________________________________

Trip #91 - Páginas Negras: Caetano e Lobão - Julho/2001

4 comentários:

André Marx disse...

Olá, por favor, repostem o livro O MUNDO NÃO É CHATO!!!

Obrigadaço!

André Marx disse...

Olá! Não consigo baixar o livro O MUNDO NÃO É CHATO. Ficaria muito agradecido se o postasse. Obrigado!

Cores, Nomes disse...

absolutamente fantástico seu trabalho, cara. muito obrigado!

Nilton Ramos disse...

Por favor, é possível o livro com as letras?
Grato