Postagem em destaque

TORRENTe! +links

Oi gente! Passando pra informar sobre os links do site... LINKS PARA OS DISCOS NOS COMENTÁRIOS DESSE POST Depois de muitas tentativas de ...

Pra ninguém

"Caetano Veloso é, certamente, uma das mais "inexplicáveis" personalidades brasileiras. Não apenas por ser um artista polêmico e camaleônico, cuja força sempre esteve na capacidade de escapar às classificações e desautomatizar chaves convencionais de interpretação, mas também por se tratar de alguém que não cansou de se auto-explicar ao longo dos seus quarenta anos de vida artística (iniciada em 1965), a ponto de parecer esgotar tudo o que de novo se poderia dizer a seu respeito.

Ao mesmo tempo, continua a atrair para si a atenção de um público imenso --dentro e fora do país--, mantendo-se como um foco de controvérsias a exigir sempre novas explicações. (...) Na verdade, ao atacar a autonomia formal da canção, incluindo uma série de outros elementos no seu interior --encenação, ruídos, referências visuais, cultura de consumo--, o tropicalismo deu ao discurso conceitual um papel construtivo, transformando a música popular brasileira em um campo de cruzamentos onde as coisas estão todas postas em estado de explicação.

Pode-se dizer, portanto, que a partir daí a canção passa a fazer parte de uma polimorfa explicação da cultura. E ao fazê-lo, de forma sempre heterodoxa e dissonante, termina também por explicar o Brasil."

Guilherme Wisnik,
"Folha Explica: Caetano Veloso", 2005

Nenhum comentário: