1991 - Circuladô


1. Fora da ordem
(Caetano Veloso)

2. Circuladô de fulô
(Caetano Veloso, Haroldo de Campos)

3. Itapuã
(Caetano Veloso)

4. Boas-vindas
(Caetano Veloso)

5. Ela ela
(Caetano Veloso, Arto Lindsay)

6. Santa Clara, padroeira da televisão
(Caetano Veloso)

7. Baião da Penha
(David Nasser, Guio de Moraes)

8. Neide Candolina
(Caetano Veloso)

9. A Terceira Margem Do Rio
(Caetano Veloso, Milton Nascimento)

10. O cu do mundo
(Caetano Veloso)

11. Lindeza
(Caetano Veloso)

Comentários: 
Considero Circuladô um dos momentos mais altos da produção de Caetano. É um CD no qual ele retoma a interessante linha de experimentalismo do disco Araçá Azul, de 1973, harmonizando-o com o cantabile de sua canções mais pulsivas e singelas. Devo destacar que o trabalho que ele fez, ao musicar o fragmento 'Circuladô de Fulô', de minhas 'Galáxias' (poemas), é particularmente admirável por retratar com fidelidade seu conteúdo. Caetano ouviu-me ler esse texto apenas uma vez - recordo-me que foi em 1969 -, quando tive oportunidade de visitá-lo no seu exílio londrino. Para mim, foi gratificante. 
Ele soube restituir-me com extrema sensibilidade - uma característica dele - o clima do meu poema, que é, todo ele, voltado à celebração da inventividade dos cantadores nordestinos no plano da linguagem e do som, na grande tradição oral dos trovadores medievais. Haroldo de Campos - Revista do Cd, 05/92
A capa desse disco é curiosa. Foi uma ideia minha mesmo. O acaso contribuiu, com esse girassol. Foi difícil conseguir um girassol no Rio e acabei recebendo um que veio de longe, estava meio murcho. Mandei fotografar assim mesmo e, depois de reveladas as fotos, a imagem estava assim, me lembrando um sol, uma juba de leão, tantos detalhes, milhões de elementos.

Fiz esse disco com o Arto Lindsay, e o fiz bem do jeito que eu queria. Adoro. Tem "Fora da ordem", que é curiosa. A canção-título, "Circuladô de fulô", é linda. Também adoro "Itapuã", que meu filho Moreno canta comigo e é uma canção que fiz pra mãe dele, a Dedé. Tem "O cu do mundo", letra que foi muito comentada.
Depoimento a Charles Gavin e Luís Pimentel - Livro "Tantas canções", 2002    

Opinião da casa:

Outro do top 5 de melhores trabalhos de Caetano. Um disco que não envelhece, não cansa, não deixa de se mostrar interessante e cada vez mais atual. É também um dos meus preferidos.
"O cu do mundo" me abate até hoje, além de me chocar pela crueza (principalmente com tantas repetições do refrão) parece um mantra terrível. Não há um momento menor no disco. Todas as faixas estão num nível de excelência incrível.
Mas ressalto que as pessoas deveriam prestar mais atenção a "Santa Clara, Padroeira da televisão", que é tão esquecida quanto linda.
Desse disco, pouca coisa foi regravada. "Lindeza" está na voz de Gal ("Mina d'água do meu canto", 1995),  "Baião da Penha", na voz de Gil ("Eu, Tu, Eles", 2000) e "Fora da ordem" com o uruguaio Jorge Drexler ("A tribute to Caetano Veloso", 2012)

2 comentários:

Anônimo disse...

Tim Maia também gravou Lindeza.

Augusto Flávio (Juazeiro-Ba)

Geovane GigioBahia disse...

Meu álbum favorito!