2012 - Abraçaço


1 - A bossa nova é foda 
(Caetano Veloso)

02 - Um Abraçaço 
(Caetano Veloso)

03 - Estou Triste 
(Caetano Veloso)

04 - Império da Lei 
(Caetano Veloso)

05 - Quero Ser Justo 
(Caetano Veloso)

06 - Um Comunista 
(Caetano Veloso)

07 - Funk Melódico 
(Caetano Veloso)
08 - Vinco 
(Caetano Veloso)

09 - Quando O Galo Cantou 
(Caetano Veloso)

10 - Parabéns 
(Caetano Veloso e Mauro Lima)

11 - Gayana 
(Rogério Duarte)




Comentários: 


O que você quer dizer com "Abraçaço" é "uma extensão múltipla, completa e em grupo"?
- A repetição do "ç" após "a" é ainda mais forte do que o "z" em espanhol: "ACAC" quando é escrito, dá a impressão de algo que se desenrola, círculos concêntricos. Som, ou com "c" ou "z", e dá a idéia de multiplicidade, não ser um simples abraço, mas porque sugere um interminável "açaçaçaçaç ...". E esse final "aço" também indica algo feito por muitas pessoas. No entanto, foi com a idéia de "grande abraço" que usei a palavra nas letras da música.  
Primeira vez que ouvi a palavra “abraçaço”, foi naquela música. Quem inventou a palavra, você
CV: Não, não, inventar não, inventei porque as pessoas dizem muito um beijaço, um filmaço, um golaço, então o abraçaço nunca ouço as pessoas dizerem mas não e impossível e fica interessante porque abraço para ter esta desinência -aço.. então vem o outro -aço Ficam dois, parece um eco, né, abraçaço, tem dois 'c' cedilha, né.. quando está escrito. Então achei bonito. Eu comecei a usar como as respostas de emails para amigos.


"Quando o galo cantou", é um samba, e isso tem algo a ver com o que eu quero fazer no futuro.
Entrevista a Matej Praprotnik - Radio Slovenija - Eslovênia, 2014 
"A bossa nova foi um grande evento em nossas vidas. Nenhum artista brasileiro da minha geração parou de falar sobre esse trauma inicial. O que João Gilberto fez? Ele lhes deu direção e incentivo às composições de Jobim, Lyra e Menescal, mudando o jeito de entender a música popular brasileira. E foi imediatamente adotado pelo público em geral. É disso que eu sempre falo, tentando dizer melhor e melhor. "A bossa nova é foda" nasceu de inspiração para expô-lo exatamente nesses termos. Os erros de perspectiva da visão internacional sobre o significado de gênero são antigos. Mas é mais anacrônico a opinião estrangeira de que esse movimento é resumido em um estereótipo sem que seja diluído no preconceito do vulgar. Miles Davis disse que "João Gilberto é música mesmo lendo um jornal". A bossa nova influenciou a ponta de lança do jazz dos anos 50 e 60, e definiu caminhos para professores de escolas de samba, novos músicos, ensaístas das ciências sociais e poetas de vanguarda. Hoje, João Gilberto é amado até pelos lutadores das artes marciais combinadas (MMA). novos músicos, ensaístas das ciências sociais e poetas de vanguarda"  ------- "Então, a música está cheia de homenagens e citações enigmáticas, onde Gilberto é" o bruxo de Juazeiro, "Carlos Lyra é "um velho instrumento grego" e até Bob Dylan como "o Bardo Judeo-Romântico de Minnesota. ------- "A ideia surgiu porque João Gilberto sempre gostou de boxe, ele era fã de Mike Tyson e tenho certeza que ele olha para a AMM", explicou. "Mas também porque o MMA é uma invenção brasileira, um amálgama feito aqui, como a bossa nova."

De seus últimos três álbuns, Abraçaço é possivelmente o mais melancólico. Além disso, embora pareça sem essa intenção, é um trabalho que flerta com a política, a ponto de homenagear o guerrilheiro urbano brasileiro Carlos Marighella sobre o tema "Um comunista". Por que o fez?
- Sem dúvida, o Abraçaço é o mais melancólico. Mas acho que, dos três, Zii e Zie foi mais político, por meio de temas como "Perdeu" e "A Base de Guantánamo", já que o Cê era quase exclusivamente individualista. Embora, além de "Um Comunista" (no qual é quase uma paródia das músicas de protesto dos anos 60), no meu último álbum está "O império da lei", uma canção sobre os assassinatos impunes de camponeses e missionários em o norte da Amazônia.
Entrevista a Yumber Vera Rojas para O Clarín - Música - Argentina, 2013

Funk Melódico/Quando o galo cantou - "O funk me interessa mais como construção estética, é algo muito sofisticado. Mas gosto do pagode romântico por aquela brincadeira rítmica, uma corridinha na letra, que faço um pouquinho na canção, mas diferente do que os pagodeiros fazem. Não queria uma imitação. É mais uma homenagem, até mais no dizer a expressão “pagode romântico” na letra"

O império da lei - Vendo o filme (“Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”), fiquei muito emocionado e pensando nessa situação do interior do Pará, que a gente acompanha pela imprensa há muitos anos, com a sensação de que o império da lei ainda não pôs seus tentáculos ali de modo firme. No filme, Dona Onete canta sobre uma batida, eu queria essa batida para essa música. Falei com a banda e eles entenderam logo. No filme, a batida estava discreta, eu queria trazê-la para a frente. Queria algo bem forte pra ser um brado mesmo. Pelo ritmo, tem um certo caráter de canção de festa, mas é nitidamente um brado de luta

Um comunista - É o tempo natural da respiração histórica a respeito da memória de Marighella. Jorge Amado passou a vida sonhando em ver um monumento a Marighella em Salvador, mesmo apoiando Antonio Carlos Magalhães. Pedaços desse monumento inexistente são o livro, o filme, a música dos Racionais e a minha canção, que são completamente diferentes. A dos Racionais é uma típica peça de hip hop. A minha parece uma canção de protesto da época das canções de protesto. E eu quis que fosse assim. É uma resistência da canção.

Entrevista a Leonardo Lichote - O Globo, 2012

Em seu último trabalho, Abraçaço, há uma parceria com Rogério Duarte, um dos mentores do Tropicalismo. Você pode falar mais sobre a canção Gayana e sua relação com Rogério?É uma canção de Rogério, letra e música. Ele me mandou por e-mail, num vídeo divino, em que ele aparece cantando e tocando violão com aquela barba longa e aquele tapa-olho. Os caras da banda ficaram maravilhados. Eu quis logo gravar. Aquela frase direta: "Eu amo muito você". E aqueles ecos da poesia hindu. Rogério é uma das inteligências mais impressionantes que já encontrei. Ele tem um jeito de deixar as palavras se formarem dentro dele que faz de qualquer argumento que ele apresente algo relevante e pertinente. Tudo parece vivido. E com intensidade. Quando ele me mandou a música, o título que ele próprio tinha escolhido era Hino Gay, porque falava de um amor que não era dito até aquele momento e porque ele queria homenagear algumas figuras da história do pensamento que foram homossexuais. Depois, observando que Gayana é um nome hoje usual na Índia para meninas, e lembrando o sentido de Gai em sânscrito, ele apareceu com esse título que, na verdade, é muito mais bonito. E não interfere na canção, como o outro faria. Eu adoro saber que essa música era ouvida na novela (Joia Rara) em que Caio Blat fez um monge budista. Fico vendo milhões de brasileiros ouvindo uma canção de Rogério em meio a imagens ligadas à Índia. Parece fazer muito sentido para mim. "
Entrevista Marina Novelli - Revista Muito, A TARDE, 2014
Opinião da casa:

A conclusão da trilogia com a Banda Cê veio pra fechar com chave de ouro a sequência que se iniciou com "Cê". Depois de compor um disco e um show para Gal Costa ("Recanto", de 2011), Caetano volta a questões que nunca abandonou, como a Bossa Nova ("A bossa nova é foda" abre o disco com um comentário atual, assim como em "Outras Palavras" ou "Circuladô"), as referências aos sambas de Noel e o funk carioca, as letras-biografias (algo de "Alexandre" no tamanho de "Um comunista") e temas que já se identificam com o modo "banda-Cê" de execução: "Vinco" e "Um abraçaço".
Ficam em evidência "Estou triste", prima de "Etc", do disco "Estrangeiro", de 89 e "Gayana", composição de Rogério Duarte que encerra o disco com um abraçaço no amor.

348 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 348 de 348
Anônimo disse...

rs

Anônimo disse...

((:

Unknown disse...

!!!

Anônimo disse...

uhuu

Anônimo disse...

Tabonga

Vanifer disse...

Obrigada!

Vanifer disse...

obrigada!

Anônimo disse...

:)

Anônimo disse...

=)))

Anônimo disse...

otimo

Unknown disse...

É... Caetano me dá orgulho de ser brasileiro. Não é um sujeito "perfeito" como o Tom Jobim, não é um sujeito "inatacável" como o Chico, é um cara controverso, contraditório, que experimenta demais e erra muito, humano acima de tudo, até por isso é meu artista preferido.
Eu que moro no exterior, quando penso em explicar pra alguém porque a língua brasileira do Brasil é a mais bonita do mundo... Sempre me vem à cabeça Caetano cantando Terra. Grande abraço e SALVE CAETANO.

Anônimo disse...

Incrível!

Anônimo disse...

Vai rolar um show e quero ouvir...

Anônimo disse...

Amando muito!

Anônimo disse...

Mara

Anônimo disse...

ótimo

Anônimo disse...

muito bom!

nine disse...

muito bom!

Anônimo disse...

good!

Anônimo disse...

Bacana !!!!

Anônimo disse...

O melhor show da minha vida.

Anônimo disse...

ta massa

Cirezz disse...

magnifico

Anônimo disse...

Massa

Anônimo disse...

:)

Unknown disse...

joya

Unknown disse...

adoravel

Unknown disse...

Excelente!!!

Bianca Furtado disse...

:)

Bianca Furtado disse...

:)

Anônimo disse...

uhuu

samperegrino disse...

Olá!

Altair disse...

Excelente!

Anônimo disse...

:D

Anônimo disse...

muitoo bom!

Unknown disse...

:) bom

Anônimo disse...

:)

Anônimo disse...

excelente

Anônimo disse...

Perfeito

Anônimo disse...

:)

Anônimo disse...

Hola.. no encuentro el link para bajar este disco espectacular!

Anônimo disse...

Muchas gracias, Abraçaço!

Anônimo disse...

;]

Anônimo disse...

nada a declarar

Anônimo disse...

o império da lei há de chegar no coração do pará

Anônimo disse...

AMEI!

Anti monotonia disse...

show

Unknown disse...

Amo.

Unknown disse...

adoro esse cara

Anônimo disse...

Caetano é sempre um gênio!

Anônimo disse...

Caetano é sempre um gênio!

!! disse...

divino

Anônimo disse...

ta fazendo nao

Unknown disse...

muito bom mesmo

Jabson disse...

lindo demais

Unknown disse...

bom

Fernanda disse...

eeeei, hoje eu mando um abraçaço
Tá muuuito massa gente

Anônimo disse...

Lindo!

Mangue Vermelho disse...

muito massa!!

Anônimo disse...

daoora!

Unknown disse...

: ))

Anônimo disse...

otimo

Anônimo disse...

Dahora

Unknown disse...

*.* Delicia de CD

Felipe disse...

:))

Felipe disse...

:))

Anônimo disse...

hah

Anônimo disse...

geniaaal

Anônimo disse...

:))

Anônimo disse...

Valeu por compartilhar. Muito bom!

Unknown disse...

bom

Cassiano Geraldo disse...

Foda!

Anônimo disse...

Mt bom

Isabella Borlino disse...

Como faz para baixar?

Anônimo disse...

inteligentíssimo, mto bom!

janaina disse...

legas

Juliana Fredi disse...

ótimo!

Anônimo disse...

ótimo!

Fernanda, à propria. disse...

A bossa nova é foda!

manei is de enfom disse...

massaaaaa

Anônimo disse...

:)

eldermartins86 disse...

asdf

Anderson Gustavo disse...

:]

negro disse...

Muchas gracias por compartir

Unknown disse...

Muito massa!

Unknown disse...

Shooooow!"

Unknown disse...

Massa!

Anônimo disse...

gracias!

Anônimo disse...

gracias!

Davi Santiago disse...

eewewewe

Unknown disse...

uol!

Ge disse...

Muito bom!

Ge disse...

Muito bom!

Whill disse...

muito bom

Anônimo disse...

=)

Anônimo disse...

Maravilhoso !

Anônimo disse...

Posta em formato Flac o audio dos cd's, pois o áudio perde qualidade em mp3, inove como Caetano gosta de manter qualidade em sua obra, Abraços!

Unknown disse...

gracias!!

Anônimo disse...

GRacias!!!!

Anônimo disse...

nesse!

Anônimo disse...

Excelente, s
insuperável Caetano Veloso.

Anônimo disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Top

Anônimo disse...

abraçaço

Anônimo disse...

ok

Unknown disse...

o melhor

Anônimo disse...

^^

Anônimo disse...

valeu

Anônimo disse...

XXX

Anônimo disse...

boa

Anônimo disse...

boa

Anônimo disse...

Parabéns pelo site, incrível! :-D

Unknown disse...

Demais

Anônimo disse...

demais!

Anônimo disse...

otimo

anna disse...

Valeu

anna disse...

valeu

Maurício disse...

opa

Anônimo disse...

Muito bom!

RI disse...

Como baixar?

Unknown disse...

foda

Anônimo disse...

10

Anônimo disse...

otimo

lmq disse...

Show!!

Anônimo disse...

Valeu!

Anônimo disse...

vivam a vida

Anônimo disse...

mmuito bom

Unknown disse...

maravilhoso!

Unknown disse...

k

Unknown disse...

boa!

Anônimo disse...


Anônimo disse...

Vlwww

Anônimo disse...

Obg

Anônimo disse...

bom

Unknown disse...

=)

Anônimo disse...

uou

Unknown disse...

Obrigadaaaa!!!

Anônimo disse...

Otimo

Unknown disse...

Maravilha

Unknown disse...

Obrigado pelo download

Julia Ribeiro Nicolodi disse...

Obrigadaaa (:

Luana disse...

:) valeu!

Anônimo disse...

sensacional

Anônimo disse...

obrigado!!!

Anônimo disse...

ameii

Barreto disse...

Massa

Anônimo disse...

irado

Caetano Completo disse...

Link [atualizado]

https://dbr.ee/iFwU

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 348 de 348   Recentes› Mais recentes»