1983 - Uns



1. Uns
(Caetano Veloso)

2. Musical
(Péricles R. Cavalcanti)

3. Eclipse oculto
(Caetano Veloso)

4. Peter Gast
(Caetano Veloso)

5. Quero ir a Cuba
(Caetano Veloso)

6. Coisa Mais Linda
(Vinicius de Moraes, Carlos Lyra)

7. Você É Linda
(Caetano Veloso)

8. Bobagens, meu filho, bobagens
(Marina Lima, Antonio Cícero)

9. A outra banda da terra
(Caetano Veloso)

10. Salva-vida
(Caetano Veloso)

11. É hoje
(Didi, Mestrinho)

Comentários:  É o que mais gosto. Entendo que as pessoas gostem de Cinema Trancendental, mas adoro a canção Uns. Adoro Peter Gast. A pessoa devia ter vergonha de Peter Gast mas eu fiz e foi lindo. É a melhor capa. Eu, Rodrigo e Roberto, meus dois irmãos. E adoro aquele "nosso amor não deu certo", como chama mesmo? Eclipse Oculto. É o título de LP mais bonito de todos. Adoro Uns.
 Depoimento à Marcia Cezimbra - Jornal do Brasil - 16/05/91


Uns 
"É um maracatu. Acho que a letra vai toda certa, de ponta a ponta: "uns vão, uns tão, uns são, uns dão, uns não, uns hão de". É tudo bem feito, letra e música. 

Eclipse Oculto
“É muito engraçada. Fala de uma trepada que não deu certo. É totalmente documental: “na hora da cama nada pintou direito”, o disco de Djavan, tudo. Tanto que a outra pessoa se lembrou direitinho e disse: “Pô, você botou todos os detalhes!”. Outro dia, ouvi o Djavan afirmando a mesma coisa que o Chico já disse várias vezes: “Minhas músicas não têm nada a ver com minha vida, não procurem semelhanças, elas não têm nada de autobiográfico”. As minhas, bem ao contrário, são todas autobiográficas. Até as que não são, são.”

Peter Gast 
"É sobre um sujeito que foi importante na vida de Nietzsche. Quando li, anos atrás, o livro de Daniel Alevy sobre Nietzsche, que é muito bonito, fiquei fascinado pela personalidade de Peter Gast. Fiquei sabendo que ele foi músico e compositor a vida toda, que foi morar em Veneza e foi um amigo que, até o fim, não abandonou Nietzsche, que foi ficando louco e era intratável. Mas o trabalho de Peter Gast não ficou, ele não produziu nada de importante como músico e que o fizesse conhecido por isso. Peter Gast era como Nietzsche o chamava. O nome dele era Heinrich Köselitz. Gast quer dizer o hóspede, ou o visitante, ou o convidado. Então, eu não pude deixar de escrever a música, que veio inteira na minha cabeça.
Fiz, mas depois pensei que era um negócio meio ridículo. Achava que era interessante, mas tinha vergonha, achava que ia ficar só para mim. Mas os meninos da banda acharam a música bonita, tocaram bonito, então eu gravei. Mas eu não falava muito no assunto, não dava muita atenção, pois continuava meio envergonhado por ser uma letra que falava algo que eu simplesmente li num livro. Mas também eu me lembrava de Jorge Ben, que começa a letra de “As rosas eram todas amarelas”, uma música incrível, com uma lista de personagens de Dostoievski, o adolescente, o ofendido, o jogador, o ladrão honrado (“todos sabiam mas ninguém falava, esperando a hora de dizer, sorrindo, quer as rosas eram todas amarelas”), depois cita as Cartas ao jovem poeta, de Rilke (“bastava eu saber que poderei viver sem escrever, mas podendo fazê-lo quando quiser”).
Resolvi, então, considerar que eu estava na tradição do Jorge Ben, que, sem dar explicação, colocava na letra algo vindo de uma leitura, referências da alta cultura, usadas de uma maneira intelectualmente não autorizada.

Mas, no meu caso, achava que não ficava muito bem por eu ser um cara com formação universitárias, e pensava que podia ficar meio cabotino. Bem, deixei pra lá, não liguei; pensei um pouco no exemplo de Jorge Bem mas depois esqueci. Até que fui à Argentina e, durante uma entrevista minha à televisão, uma moça, que se chama Silvina Garret, cantou “Peter Gast”, com um pianista amigo dela acompanhando. E ela cantou tão bonito, tão bem, que a música ficou, pra mim, salva para sempre." 

Você é linda
"Fiz para uma menina chamada Cristina, de quem eu gostei muito intensamente na Bahia, nos anos 80, e que morava defronte à minha casa, do outro lado da rua, em Ondina. É uma canção bem romântica."

Caetano Veloso, 2003, Sobre as letras


Opinião da casa:

Caetano sempre cita esse disco como um dos favoritos. A capa e a contracapa estão incríveis. O grande público se lembra de "Você é linda" e "Eclipse Oculto", que são os hits e soam bem ao som dos 80: teclados, bateria eletrônica, programações.
Mas aqui os lado-b são a melhor coisa: "Peter Gast", "Uns" e "Bobagens, meu filho, bobagens" e "Coisa mais linda" que, desconfio, são o motivo para a adoração de Caetano. Para mim é a canção "A outra banda da terra", minha favorita desse disco. 
Tem "Salva vida", também pouco conhecida, com participação de Bethânia. E "É hoje", samba-enredo da União da Ilha no carnaval de 1982, sucesso até hoje.

10 comentários:

Administração disse...

o sorriso do rodrigo parece-me ser o mais feliz. a capa, realmente é muito bonita. esse disco eu curti muito; foi em um tempo de delicadeza. abraços caetanicos!

Anônimo disse...

Observem que a música "A outra banda da terra" consta na versão remix a letra não censurada: onde se ouvia "Brasil, MAS quem pariu", ouve-se: "Brasil TA que pariu" e onde se ouvia "Canadá Jamaicuba" ouve-se "Canadá MEXIcuba".

Caetano Completo disse...

Novos links:

Remixado (melhor áudio)
http://migre.me/c0jYp

Original (versão do LP)
http://migre.me/c0jZ6

Unknown disse...

Gostaria de saber se o CD UNS que consta na CAIXA 83-94 tem o mesmo áudio da versao avulsa que saiu em 2006 e se repetiu na coletânea caetano veloso 70 anos. Adoro a música A OUTRA BANDA DA TERRA na versao original (onde ele canta BRASIL MAS QUEM PARIU), porem o CD tem um audio ruim, ao contrario do relançado em 2006, com ótimo áudio e que saiu com a letra nao censurada (Brasil Ta Que Pariu). Abç a todos.

Pedro Progresso disse...

Se não me engano, a versão avulsa de 2006 tem o áudio do box Todo Caetano que é remixado.
A versão do box 40 anos Caetanos, além dessa remixagem vem em nova remasterização feita em 2009 - com ganho significativo em volume. Mas o verso de "A Outra Banda da Terra" continua sendo a censurada. A única edição em que consta o verso "mas quem pariu" é da primeira edição em CD.

dado disse...

Caetano Completo,

muito agradecido pelo belo serviço prestado.

Um abraçaço!
Dado

ADEMAR AMANCIO disse...

Lindo esse disco.

ADEMAR AMANCIO disse...

Adorei a capa.

ADEMAR AMANCIO disse...

Gostei da capa.

Anônimo disse...

Link caiu.